terça-feira, 5 de julho de 2011

Novas aquisições! Parte I

Controlar o impulso e não sair comprando tudo o que tem relação com moda, beleza e maquiagem não é fácil... Pelo menos para mim! A cada dia, esse mercado lança novas cores, texturas, cortes e brinca com a criatividade, despertando na maioria de nós muitos sonhos, desejos e mais do que isso, as diferentes facetas de nossas personalidades! Um dia acordamos querendo explorar nossa personalidade romântica, em outro a sexy, e quem sabe ainda ousar e experimentar ser a mulher moderna, cosmopolita, que está à frente de seu tempo.

Quando me questionam porque resolvi fazer uma transição de carreira e, mais do que isso, porque escolhi iniciar essa mudança através do mundo do make up, tento explicar que vejo o mundo da moda e suas vertentes como uma possibilidade de explorar e compartilhar nosso jeito de ser, de pensar, de ver a vida, enfim, de revelar nossa alma! Nem sempre sou compreendida, talvez porque eu mesma ainda esteja descobrindo esse mundo, ou provavelmente porque a maioria das pessoas (e eu ainda me incluo nessa lista) vive em um mundo cheio de regras e padrões, de preconceitos e estigmas, que nos impede de enxergar além da rotina e realmente ver e entender o significado que está por trás de tudo isso.

Voltando ao tema deste post, duas das minhas últimas aquisições foram os livros dos respeitadíssimos Gloria Kalil, consultora na área de moda, e Duda Molinos, maquiador.


Explorando as primeiras páginas do livro do Duda, fiquei muito feliz ao ler suas palavras a respeito da maquiagem e seu significado para ele. A interpretação que ele faz desta profissão vai totalmente de encontro com minhas crenças e, por isso, resolvi compartilhar um trecho do livro dele. Espero que faça tanto sentido para vocês como fez para mim!

“O que você quer?

Você pode seguir uma única inspiração, combinando a maquiagem com a roupa que vai vestir, o lugar onde vai, a atitude do momento. Ou, ao contrário, tratar a maquiagem como elemento de transgressão. Em qualquer um dos casos, sempre represente do lado de fora o que está do lado de dentro. Sintonize com seu estilo – seja ele qual for.

Maquiagem, cabelo, roupa, comportamento, traduzem sua compreensão geral do mundo. O que você viu, viveu, sentiu, aprendeu e que vai dando forma ao estilo e constituindo a sua marca pessoal.

Trate a maquiagem como os demais recursos que você tem para expressar seu ponto de vista sobre as coisas, independentemente dos modismos, dos padrões de beleza, dos protocolos. Afinal, só você sabe o que combina com seu estilo.

Quer usar um batom vermelho na praia? Se é sua marca pessoal, então assine embaixo. Mas se tem medo de aparecer, de uma hora para outra, com uma cara maquiada, diferente da sua, não contrarie seu estilo.

Use a maquiagem com sabedoria para valorizar sua expressão, para deixar você do jeito que é – só que mais intensa, mais singular. Por exemplo: imagine que você vestiu um “pretinho” correto, meias finas e seu melhor sapato. Ainda assim, se olha no espelho e continua achando sua aparência apagada, sem destaque. Nessa hora a maquiagem entra para dar ênfase, para sublinhar o texto pessoal. Sobrancelhas bem desenhadas, pele bem tratada, um carimbo vermelho na boca, olhos acesos e pestanudos. Pronto: mudou tudo!

O mesmo acerto vai se dar se você botar a roupa mais extravagante e, contrariando as expectativas, aparecer com um rosto simples, pele opaca, batom cor da boca. Requintada.

Portanto, para definir seu estilo de maquiagem, muita observação e coerência com o que você quer. Você pode seguir uma única inspiração, combinando a maquiagem com a roupa que vai vestir, o lugar onde vai, a atitude do momento. Ou, ao contrário, tratar a maquiagem como elemento de transgressão. Vai a uma festa com tailleur e um penteado normal, quebrando a primeira impressão.

Em qualquer um dos casos, sempre represente do lado de fora o que está do lado de dentro. Sintonize com seu estilo – seja ele qual for”.

Use a maquiagem, o esmalte, os acessórios, as roupas e sapatos para lhe ajudar a traduzir seus valores, seu estado de espírito, seu jeito de ser e para deixar sua marca pessoal no mundo a sua volta, aquela que, por mais que tentem, ninguém, jamais, conseguirá copiar e sustentar! Você é única!

Beijocas!

Rosana Rodrigues















Um comentário: